Desafios/desenvolvimentos em curso
1. A necessidade de harmonizar as informações provenientes dos diferentes sistemas de informação sobre incêndios existentes em cada país.
2. Acções mais fortes e mais bem coordenadas para proteger a floresta e a sociedade contra os incêndios florestais.
3. A disponibilidade de dados meteorológicos globais sobre a exposição e vulnerabilidade das áreas afectadas e potencialmente afectadas.
4. Replicar o sucesso da colaboração do Grupo pan-europeu de peritos em incêndios florestais na região da Amazónia, América Latina e Caraíbas.
5. Consolidar o GEFF LAC em colaboração com peritos em incêndios nos países e organizações internacionais como a FAO, o PNUMA e a Organização do Tratado de Cooperação Amazónica (OTCA).
6. Promover a colaboração na gestão de incêndios florestais entre países, organizações internacionais e agências interessadas na região da LAC.
7. Desenvolver um Sistema Global de Informação sobre Incêndios Florestais para permitir o apoio a políticas regionais e globais de gestão de incêndios em colaboração com especialistas nos países e parceiros.
Objectivos
1. Melhorar as capacidades dos oito países da bacia amazónica (Colômbia, Bolívia, Brasil, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) para atenuar as emissões de CO2, adaptar-se aos efeitos das alterações climáticas e reduzir significativamente a desflorestação e os danos causados pelos incêndios florestais.
2. Melhorar as políticas relacionadas com os incêndios florestais a nível nacional e regional.
3. Assegurar o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas do GEFF LAC.
4. Estabelecer a cooperação com os serviços de gestão de incêndios dos países e organizações que operam na região, fornecendo provas para as políticas.
5. Contribuir para a harmonização dos dados/informações na base de dados GWIS.
6. Prosseguir o desenvolvimento e a melhoria da base de dados e do portal GWIS.
7. Contribuição para uma melhor prevenção, preparação e resposta a incêndios.